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Os Pneus são das peças mais importantes de um Automóvel, pois neles depositamos a confiança para uma condução segura. Por esta razão, deve ter o cuidado de procurar um especialista para avaliar o estado dos mesmos. 

É extremamente importante cuidar dos seus pneus para assegurar e manter a qualidade dos mesmos durante mais tempo.

 

Para verificar as pressões de enchimento dos pneus, consulte o manual do seu automóvel, pois lá terá todas as informações necessárias para esta questão. Normalmente esta informação encontra-se na parte lateral da porta ou no interior do tampão do depósito de combustível. No entanto, sempre que tenha alguma dúvida, deve procurar um especialista.

Conselhos úteis sobre Pneus

Verifique a pressão dos pneus antes de iniciar viagem. Normalmente a pressão dos pneus está indicada na tampa do depósito de combustível ou junto à porta do condutor em cada automóvel. Caso não encontre essa informação, desloque-se á nossa loja recorrendo aos nossos técnicos que o ajudam na análise concreta do estado dos seus pneus.

 

Tarefas de manutenção:

É aconselhável verificar os pneus do automóvel antes de iniciar a sua viagem. Para assegurar que os pneus estão em boas condições, certifique-se que realiza, frequentemente e se possível por uma equipa especializada, as seguintes tarefas de manutenção:

 

Mantenha os seus pneus com a pressão correcta.

A pressão de ar correcta para os seus pneus é indicada pelo fabricante do veículo e pode ser encontrada na lateral da porta, na mala, no porta-luvas ou na tampa do depósito. Esta informação está também disponível no Manual de Utilizador do veículo. O número indicado no flanco do pneu não é a pressão recomendada para o seu pneu,  é a pressão de ar máxima que o pneu consegue suportar. Deve verificar a pressão de ar dos seus pneus, pelo menos, uma vez por mês.

  

Verifique a profundidade do piso dos pneus.

A profundidade de piso mínima legalmente aceite é 1,6mm. Esta é a medida mínima aceitável para assegurar o desempenho para a qual os pneus foram desenvolvidos. Uma profundidade de piso apropriada ajudará a prevenir derrapagens e aquaplanagens.

 

Faça a rotação dos pneus, pelo menos, a cada 10.000km. 

Isto ajudará a detectar problemas de alinhamento e ajuda a prevenir o desgaste irregular dos pneus.

 

Modere a velocidade

Quando chove, a água mistura-se com a sujidade e o óleo que tem na estrada, deixando o piso escorregadio, em condições óptimas para derrapagens. A melhor forma de evitar que isto aconteça é moderar a velocidade. Conduzir a uma velocidade moderada permite um maior contacto do pneu com o piso, logo, uma melhor aderência do veículo.

 

Recupere de uma derrapagem 

As derrapagens podem acontecer até mesmo aos condutores mais cautelosos. Se o seu veículo entrar em derrapagem, recorde-se que nunca deve travar a fundo, nem "bombear" os travões se tiver um sistema anti-bloqueio dos travões (ABS). Em vez disso, deve pressionar o travão suavemente e tentar "endireitar" o veículo.

 

Mantenha a distância de segurança

Demora 3 vezes mais a travar em piso molhado do que em piso seco. Sendo necessária uma maior distância para travar, é importante não se aproximar em demasia do veículo da frente. Mantenha uma distância superior ao comprimento de dois veículos em relação ao veículo que circula à sua frente.

 

Recupere de uma aquaplanagem

Quando chove, a água cria uma barreira entre a estrada e os pneus.  

A camada de água que se forma, pode causar perda de tracção e deslizamento ou aquaplanagem. Se isto acontecer, não trave. O melhor é tirar o pé do acelerador, endireitar o volante e travar ligeiramente. 

Se possuir uma viatura com caixa de velocidades manual, reduza a velocidade gradualmente e deixe o veículo parar por si.

Equilibragem de Rodas

 

Equilibragem de Rodas

A equilibragem é vital para suprimir vibrações. As vibrações devem-se a pequenas variações no equilíbrio, à excentricidade da roda, pisos irregulares, rigidez na parede lateral do pneu ou jante empenada. Evita-se assim o desgaste prematuro dos pneus, dos órgãos de suspensão, direcção e dos rolamentos.

 

As vibrações excessivas da roda, podem resultar em:

- Desgaste excessivo do pneu 

- Danos para a suspensão e componentes da direcção 

- Estabilidade e condução inseguras 

- Dificil manuseamento 

 

Alinhamento de Direção

 

Alinhamento de Direção

O volante vira sozinho?

O seu automóvel obriga-o a virar o volante constantemente para o poder manter direito na estrada?

 

A maior parte dos problemas de manuseamento podem ser resolvidos ao corrigir o alinhamento da direcção.  Com todos os componentes do sistema de direcção/suspensão devidamente alinhados, as irregularidades da estrada são melhor absorvidas para uma condução confortável.

 

O alinhamento incorreto é a causa principal do desgaste prematuro dos pneus. Com o passar dos anos, os pneus de um veículo devidamente alinhado, podem somar milhares de quilómetros ao seu ciclo de duração.

 
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